Até as pessoas mais cuidadosas com suas roupas vão se deparar, em algum momento da vida, com rasgos, fios puxados e manchas. É quase impossível evitá-los, mas é fácil consertá-los mesmo que provisoriamente.
Para ajudar você, trouxemos situações comuns que acontecem com as roupas e dicas para consertá-las quando você precisa de soluções rápidas!
Roupa amassada
É normal a roupa ficar amassada ao longo do dia, mas se isso estiver incomodando e você estiver longe de um ferro de passar, alise delicadamente a região com um pano úmido ou uma toalha de papel úmida (mas não encharcada). Depois, seque a peça com um secador de cabelo. Isso já deve ajudar bastante!
Meia-calça desfiada
Embora não exista nenhuma mágica para consertar um fio puxado da meia-calça, você pode impedir que o rasgo aumente usando um pouco de esmalte de unhas incolor para conservá-lo até o final do dia. Primeiro, coloque um pedaço de toalha de papel entre a sua pele e o tecido e, depois, aplique uma fina camada do esmalte incolor sobre as extremidades do rasgo. Deixe a área secar naturalmente ou use um secador de cabelo.
Energia estática na roupa
Às vezes suas roupas podem aderir a você devido à eletricidade estática do ar. Para se livrar da estática, borrife spray de cabelo aerossol na área afetada e puxe o tecido para afastá-lo do seu corpo. Se não tiver o spray, uma borrifada de água pode resolver o problema temporariamente.
Bolinhas de fibra na roupa
Para remover as bolinhas de fibra que ficam na superfície das roupas, tire a peça e a estenda em uma superfície plana. Passe cuidadosamente uma pedra pomes ou um ralador para cascas de frutas cítricas. Isso irá desprender as bolinhas e removê-las.
#DicaAriel: Lavar à mão e deixar seus suéteres e blusões secarem naturalmente é a melhor maneira de evitar o surgimento de mais bolinhas.
Bainhas frouxas ou descosturadas
Você pode usar fita adesiva transparente em uma emergência para manter a bainha no lugar temporariamente. Mas, ao final do dia, será necessário usar agulha e linha para um conserto mais duradouro.
Roupas rasgadas
Fita adesiva resolve alguns rasgos no tecido, mas para rasgos de má aparência na costura, grampos são a melhor opção. Tire a peça e junte as partes do tecido rasgado na costura em direção ao lado interno da roupa e grampeie algumas vezes, se certificando de que não ficaram pontas para fora. Depois, vista a peça novamente e com cuidado.
Sapatos arranhados
Existem diferentes formas de reparo para diferentes tipos de sapatos: esfregue um pouco de pasta de dente ou bicarbonato de sódio e água em tecido de lona; em vinil, esfregue uma borracha e, por fim, passe um pouco de removedor de esmalte de unha em couro envernizado.
Pelos de animais
Quem tem pets peludos sabe que tirar pelos das roupas é uma tarefa comum. Por isso, tenha sempre por perto um rolo para fiapos para passar em suas roupas quando notar que elas estão com "rastros" do seu bichinho.
Botão faltando
Caiu um botão? Para uma solução rápida, encontre um lacre (remova o revestimento) ou um pedaço pequeno de arame flexível e passe-o pelas duas casas do seu botão. Junte as duas extremidades do arame no outro lado e atravesse-as pela casa de botão em sua roupa. Torça os dois fios de arame juntos e afaste as extremidades uma da outra. Fixe-os no avesso da sua roupa com um pouco de fita adesiva, para mantê-los no lugar e evitar se arranhar.
Relacionados
Como passar camisa social: confira nossas dicas
Com esses passos simples você vai garantir que sua camisa social esteja sempre apresentável e sem amassados! Vamos lá?
Aprenda a remover manchas de líquidos das suas roupas com Ariel
As manchas líquidas são as mais comuns. Quem nunca teve um momento de falta de atenção e acabou derrubando uma bebida sobre a roupa?
Como identificar os símbolos nas etiquetas das roupas?
Sabemos que as etiquetas podem parecer confusas e difíceis de decifrar. Mas diferente do que parece, as instruções são fáceis de entender.